Má notícia para os britânicos: leite e chá - má mistura!


Adição elimina efeito protector cardiovascular.Uma equipa de investigadores concluiu que o efeito protector do chá no sistema cardiovascular desaparece quando se lhe acrescenta leite, indica um estudo hoje publicado no Reino Unido. Testes realizados com voluntários mostraram que o chá preto melhora significativamente a capacidade de distensão e expansão das artérias, mas a adição de leite elimina totalmente esse efeito.

Segundo o estudo, publicado no European Heart Journal, testes de apoio feitos em células aórticas e endoteliais de ratinhos revelaram igualmente que o efeito vasodilatador do chá, através da produção de ácido nítrico, foi bloqueado pela junção de leite. A descoberta, feita por cardiologistas e cientistas do Hospital Charité da Universidade de Berlim, Alemanha, é uma má notícia para os apreciadores de chá que, tal como muitos britânicos, costumam juntar-lhe leite.

O estudo atribui as culpas a um grupo de proteínas do leite chamado caseínas, que interagem com o chá para diminuir a concentração de "catechins", os flavonóides que mais contribuem para o seu efeito protector contra a doença cardiovascular. Nos testes participaram 16 mulheres pós-menopáusicas saudáveis que beberam meio litro de chá preto acabado de fazer, ou chá preto com 10 por cento de leite magro ou água (para controlo) em três ocasiões separadas e nas mesmas condições.

Antes e duas horas depois de beberem, foi-lhes medida a função endotelial na artéria braquial do antebraço através de ultra-sons de alta resolução. Segundo Verena Stangl, professora de cardiologia no hospital, as conclusões do estudo poderão ter também implicações no cancro, contra o qual o chá mostrou ser igualmente protector.

"Como o leite parece modificar as actividades biológicas dos ingredientes do chá, é provável que os efeitos anti-tumorais do chá sejam também afectados "afirmou. Para saber se assim acontece, a investigadora considera agora essencial reexaminar a associação entre o consumo de chá e a protecção contra o cancro.
in Ciência Hoje

Sem comentários: