as nossas escolas

É triste, mas é verdade, não consegui assistir ao vídeo todo, é inaceitável e revoltante. A violência crescente nas escolas, entre pares e para com professores que cresce de dia para dia. É cada vez mais notória a falta de educação dos alunos - no vídeo, a aluna tal como os restantes colegas que não auxiliam a docente e ainda incitam à violência-, e a lacuna na capacidade relacional das crianças, o que é sintomático daquilo que se passa dentro das nossas casas, o que é mais gravoso. Sim, as crianças conseguem ser bastante cruéis, mas trata-se de um acto completamente desrespeitador. Será falta de autoridade por parte da professora, ou da educação que as crianças recebem dos pais? Na idade da aluna, quando eu andava na escola, bastava um professor falar mais alto para toda a gente se borrar de medo, passo a expressão. Ninguém ousava levantar a voz a um professor. Hoje, basta procurar no google: "professora agredida", e ver caso após caso.

Mudam-se os tempos... para pior.

10 comentários:

Donagata disse...

É absolutamente deprimente termos escolas em que existem alunos que, impunemente, podem ser protagonistas de atitudes destas. E atente-se, não são crianças...Estas, normalmente não têm (ainda) este tipo de atitudes que começam, geralmente, mais tarde. Em boa verdade o problema tem muitas faces; tem a ver com a progressiva falta de autoridade dos professores nas escolas, com a progressiva falta de educação dos alunos e o total desinteresse e desresponsabilização dos encarregados de educação que, sempre que podem, transferem responsabilidades e distribuem acusações .
A campanha de difamação da classe do professor levada a cabo pela Ministra de educação de há três anos a esta parte (não confundir com a absoluta necessidade das medidas que pretende implementar)veio potenciar todos estes problemas. Só posso dizer que é lamentável e vergonhoso.
Para mim é um pouco pior, eu fui aluna desta Escola que, à época, era exemplar.
Beijinhos e desejos de uma boa Páscoa.

Strawie disse...

E eu tive a mesma ideia que tu... mas aproveito para comentar... eu conheço muito bem aquela escola, e o que dantes era um motivo de orgulho, com esta história tornou-se uma vergonha dizer que lá andei... Nem imaginas a "gangada" que foi parar à escola e a verdade é que naquela zona já estavam a aumentar as confusões e assaltos... enfim... era duas estaladas à miúda e 4 aos paizinhos dela!
Agora e mudando se assunto, vim retribuir o mimo! Boa páscoa para ti e tb para a família! Muitas amêndoas (e um bom vinho para empurrar a comida :) é festa ninguém nota!) Beijos

Unknown disse...

Recordo o "Carolina" com alguma saudade! Sobretudo as escadarias inadiáveis que o separavam do Velho Rodrigues de Freitas. Mas o que agora interessa é que a culpa não reside lá mas na idiotice que privilegia a estatística em detrimento da qualidade, da eficácia e do cumprimento. Sobretudo os imbecis, que para reformar, destroem os alicerces como quem destrói paredes para nelas pendurar um quadro cuja moldura não vale o papel que cobria a parede!

Vai correr a tinta e a polémica do costume e tudo ficará na mesma, até uma próxima ocasião igualmente mediatizada.
O resto, acontece todos os dias e com algumas agressões fisicamente reais mas não "documentadas"!
Saudações.
Rui V.

Lydia disse...

olá amiga tens tda a razão,isto vai de mal a pior,a televisão passa constantemente estas imagens e outras noticias de arrepiar,ainda me lembro de um dia ainda o Fábio andava na primaria e fui a uma reunião,vi 2 garotos á pancada putos de 1ª e 2ª classe dirigi-me a eles e chamei-os á atençao já ke ninguem o fazia e um deles virou-se para mim e disse:O ke é ke tu keres tb comes!fikei parva mas ainda tive resposta e disse-lhe:Olha garoto putos como tu como eu tds os dias ao pequeno almoço e agora ainda keres bater?Largaram-se logo e nunca mais os vi,naquela altura ainda sorri mas se fosse hoje acho ke nem me atrevia a dizer nada sequer.bjs nenuca

clara branco disse...

Donagata,
só agora tive disponibilidade de responder, tenho andado engripada...tem toda a razão, o estado tem difamado a classe dos professores, e os pais desresponsabilizam-se cada vez mais do processo educacional das crianças, logo o resultado, é o que temos à vista. É pena ver a escola onde andou neste estado.
beijinhos!

Strawie,
é realmente uma pena ver a escola neste estado, não só esta, como muitas outras. Com pena, os pais esperam que os professores ensinem aos alunos as parte da educação que eles não têm tempo de dar. Muitos beijinhos!

Rui,
tens toda a razão, o caso vai ser discutido e depois esquecido, acho que é tempo de parar e reflectir a sério.
Um beijo!

Lydia,
Olá nina, tenho estado de molho, tenho andado engripada.
Os putos agora têm uma lata, já não há respeito pelos mais velhos! Eu não sei o que teria feito no teu caso, mas que mereciam um bom par de estaladas, mereciam.
Um colega meu foi assaltado por um bando de miúdos, que acho que nem a puberdade tinham atingido, na altura, foi vítima de chacota, hoje, não tenho vontade nenhuma de rir...
uma beijoca doce

Donagata disse...

As melhoras. beijinhos

clara branco disse...

Muito obrigado! Recomendo vivamente Nasorinathiol para desentupir o nariz!
beijo

Lydia disse...

ok amiga vou seguir o teu conselho para me desentupir pois o desentopidor nao dá resultado e já me doi a penca,as melhoras e um bj nenuca

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Assisti o teu video e achei revoltante o que se passa nas escolas.Cade as autoridades????bjitos.nile.

clara branco disse...

Nile,
Obrigado pelo comentário, infelizmente,isto é o que se passa por todo o lado nas nossas escolas, os professores são completamente desautorizados e postos em causa pelo governo quando na verdade o problema é bem mais profundo.
Um beijo grande