Livro amarelo



Se queres reclamar de um mau serviço, de uma empresa, de um produto,etc, já tens onde:

Por outro lado se tens dúvidas sobre determinada empresa podes fazer uma busca no próprio site. Não deixes de divulgar o que está mal ou não foi cumprido por uma determinada empresa. Assim estás a ajudar os outros a não cairem na mesma asneira decontratar serviços ou comprar produtos que não prestam.

Quantas mais reclamações forem registadas, menos possibilidades são dadas aos maus prestadores de serviços e produtos.

Divulga!... e eventuais consequências, que resultem das situações referidas.

Pedi o Livro de Reclamações certa vez, numa determinada loja de informática cujo nome começa por VO, acaba em IS e tem um B no meio, e o que se constata, é que os empregados mudam completamente de personalidade como quem muda de camisa, e começam a ser verdadeiramente indelicados, ao ponto de não me emprestar uma caneta para preencher o livro de reclamações. Comecei a preencher, e um dos empregados pediu para parar que o gerente queria dar uma palavrinha comigo. Felizmente a situação resolveu-se a bem, mas fui lá pelo menos umas 4 vezes depois porque o gerente nunca estava, ou tinha acabado de sair, e ninguém sabia do que se tratava porque têm empregados diferentes cada dia da semana, variando também consoante seja no periodo da manhã ou da tarde.

Verifica-se que existe uma desresponsabilização crescente no atendimento em geral, os empregados deveriam ter formação básica para atender ao público, tal é a desinformação à cerca dos produtos que representam, ou de simplesmente, de boas maneiras (não custa nada cumprimentar o cliente à entrada num estabelecimento, ou dizer para aguardar um pouco, por exemplo). A culpa não é a meu ver, dos empregados, mas sim dos empregadores.

6 comentários:

Strawie disse...

Sei perfeitamente o que queres dizer... tenho experiência dos dois lados... de cliente (e eu nem sou daquelas chatas que embirra por tudo e por nada) e de empregada... Faz muitos anos, tive um part-time num supermercado... e deixa-me que te diga, foi lá que percebi que era melhor lavar escadas do que aquilo... levas com tudo e com todos, só porque és tu quem ta a dar a cara... Saí de lá, no dia em que uma cliente depois de me insultar com todos os palavrões que há no dicionário (só porque o cartão visa dela não dava), eu explodi quando ela me disse que a minha função era calar-me e ouvir! Aí eu disse:" Quer andar ao murro? É que se eu sair daqui do balcão e tirar a farda sou uma pessoa tão normal como a senhora, ou melhor até!Mas pense bem, porque eu não dou estalos, é logo ao murro para sair toda partida".. Eu não costumo ser assim, mas depois de lhe pedir varias vezes para se acalmar e para não me insultar, ela ainda me chama de f.d.p?? Não há cú!! Portanto, bem haja ao livro amarelo e já agora porque não outra cor do arco-íris para reclamações contra os clientes??
BJ

Carla disse...

Obrigada pela dica! Os maus prestadores de serviços têm de ser responsabilizados, de facto!
Boa semana!

Lydia disse...

Olá amiga só tu para teres estas ideias boas,pois realmente estamos rodeados de muitos maus serviços e se alguem não fala eles vão-se estendendo.Kanto á tua cx kando kiseres ela já está e a surpresa depois poderás vê-la tb mas continuas a ter de esperar,muita calma amiga muita calma.Uma boa semana para ti bjs da tua nenuca

clara branco disse...

Strawie,
eu percebo o que queres dizer, reparo muitas vezes na má educação dos clientes, é uma questão de cultura, há que por um travão nos clientes mais exaltados, se a senhora se estava a exaltar, ela que reclamasse com a loja, tu não tinhas nada a haver com a situação. Na Phone House estava uma senhora aos berros com a empregada, e a empregada quase a chorar porque a cliente estava arcá-la com as culpas por ter estragado um telemóvel e queria que o seguro pagásse, às vezes os clientes tb têm que compreender que quem está do outro lado é uma pessoa igual às outras...quem dá a cara é que leva com a culpa. Se fosse à empregada, pedia à senhora para se sentar, dizer que compreendia a situação, e se ela não se alcalmasse, chamava um segurança. Há de tudo, mas regra geral, se pedirmos o Livro Amarelo, somos maltratados. E a qualidade dos serviços prestados não muda se não reclamar-mos, somos um país pacato, pacato e conformista talvez demais, e acho que não nos devemos calar, mas os empregados deveriam ter cursos de atendimento ao cliente, como eu já tive, e que ensinam a lidar com estas situações, sem stress. Mas o mundo não é perfeito, e se queremos andar para a frente, então, reclamemos!
beijokas nina

clara branco disse...

Carla,
temos mesmo que reclamar, eu era do tipo de ficar calada com as situações, mas pedir o livro faz mesmo a diferença!
Beijo

clara branco disse...

Lydia,
maus serviços é o que não falta! a ASAE que sirva para alguma coisa, e em vez de fechar sítios com utilidade, que lute para melhorar os sítios que não têm qualidade e serviços deficientes! Isto tem que andar para a frente! (esta é a minha costela pseudo-comunista a reinvindicar!)
Beijinhos!